quarta-feira, 25 de abril de 2012


VALORES

Quando falamos em valores, temos presente a utilidade, a bondade, a beleza, a justiça, e assim como os respectivos pólos negativos: inutilidade, maldade, injustiça, etc. Assim falamos em valores econômicos, estéticos, sociais, entre outros.
É o homem que cria os valores e os bens nos quais se encarnam, independentemente dos quais só existem como projetos ou objetos pessoais. Os valores são, pois, criações humanas, e só existem e se realizam no homem e pelo homem.







LIMITES

Os limites são um dos pilares para uma boa educação, pois fornecem aquele sentido de segurança física e emotiva de que ela necessita para aprender as grandes lições do autocontrole e do comportamento ético.
Mas justamente porque ajudam a formar a estrutura da personalidade, os limites devem ser coerentes. Os pais nunca devem esquecer de que justamente eles devem ser exemplos pelos mesmos limites.
Enquanto cresce, um filho deve ser sempre envolvido na compreensão e na aceitação de seus limites. Os “não” devem encorajar o contato e não o afastamento, atrair os filhos para a reflexão...
Geralmente os “não” dos pais chegam depois do “por que?” dos filhos. Eles têm direito a uma resposta.
É importante levar em conta a personalidade e o temperamento individual dos filhos. Os limites devem ser, num certo sentido, feitos na “medida”.
Tudo isso requer um tempinho e trabalho maior do que aquilo que se gastaria esbravejando ou ameaçando punições, mas constitui o “coração” da arte da educação.

3 comentários:

  1. Olá Anne e Maria José,

    O blog de vocês está uma graça!!! Apenas devem revisar a questão da autoria. Tem muita cópia da Internet sem citar a fonte. Deve haver escrita por parte de vocês. Somos educadoras e como cobramos dos nossos alunos não podemos fazer feio, principalmente em algo que está na rede.


    Abraços

    ResponderExcluir